Ensaio por Líquido Penetrante
D&A Serviços de Ensaio por Líquido Penetrante
O ensaio por líquido penetrante é uma técnica de ensaio não destrutivo utilizada para detectar descontinuidades superficiais em materiais sólidos, como polímeros, metais, cerâmicas, entre outros.
O método é empregado para identificar trincas, rachaduras, porosidades, inclusões de materiais estranhos e outras falhas que possam comprometer a integridade e a qualidade das estruturas, peças e componentes, avaliando também a extensão e localização do dano.
Essa forma de inspeção é especialmente adequada para superfícies lisas e uniformes, onde os líquidos aplicados conseguem se comportar adequadamente.
Como os demais tipos de ensaios não destrutivos, a grande vantagem do ensaio por líquido penetrante é permitir uma análise apurada, sem causar dano ao material analisado ou impedir o uso posterior à análise.
Problemas que podem ser detectados por meio do ensaio por líquido penetrante
Com os resultados obtidos através do ensaio, é possível agir preventivamente para corrigir falhas, defeitos e descontinuidades, garantindo a qualidade do processo produtivo, a segurança dos trabalhadores envolvidos e a conformidade com normas regulamentadoras.
Trincas
O ensaio não destrutivo por líquido penetrante ajuda a identificar trincas na peça, material ou componente analisado, permitindo sua correção e impedindo que se tornem problemas mais graves, como danos estruturais severos;
Fissuras
Outro problema que pode ser identificado por meio do uso de líquidos penetrantes são as fissuras, que também trazem danos estruturais importantes se não corrigidas a tempo, impactando diretamente a resistência e durabilidade da peça, especialmente quando submetida a condições extremas de operação;
Porosidade
Em soldas ou componentes metálicos, a porosidade é motivo de preocupação, pois indica uma má qualidade e pode enfraquecer a estrutura, levando a rupturas e aumentando o risco de graves acidentes. O ensaio por líquido penetrante ajuda a identificá-las, permitindo a correção do defeito;
Dobras
O ensaio por líquido penetrante também ajuda a identificar dobras não planejadas, que impactam a integridade e estabilidade de estruturas, podendo levar ao enfraquecimento do material e fraturas;
Vazamentos
Os vazamentos podem tornar-se grandes problemas, levando à perda de recursos e produtividade, acidentes e danos ambientais. O ensaio por líquido penetrante ajuda a identificar o problema e solucioná-lo, evitando danos maiores.
Soldagem inadequada
Os ensaios não destrutivos por líquido penetrante também permitem a verificação da qualidade e resistência de soldas, identificando problemas como trincas e porosidade, que podem comprometer sua integridade.
Como é realizado o ensaio por líquido penetrante
A realização deste método de ensaio não destrutivo envolve a aplicação de um líquido penetrante – geralmente uma substância colorida ou fluorescente – na superfície do material que está sendo inspecionado.
O líquido é projetado para penetrar nas eventuais fissuras e descontinuidades presentes na superfície, tornando possível a análise.
Após um tempo de penetração adequado, definido pelo técnico responsável pela realização do ensaio, o excesso de líquido é removido da superfície, e um revelador em pó é aplicado.
Esse revelador atua absorvendo o líquido que tenha adentrado nas falhas e, quando iluminado por luz ultravioleta, é capaz de indicar onde ocorreu a penetração, tornando as falhas visíveis e destacando-as na superfície do material.
A partir dos pontos de penetração é possível descobrir a dimensão do defeito, indicando se aquela peça pode ser restaurada ou se deve ser completamente substituída.
O ensaio não destrutivo por líquido penetrante pode ser combinado com outras técnicas para um estudo mais aprofundado.
Como preparação prévia para sua realização, é recomendável higienizar as peças, evitando assim que alguma sujidade interfira nos resultados.
Para que a inspeção por ensaio por líquido penetrante seja mais assertiva, é necessário contar com o trabalho de profissionais experientes e capacitados, que façam uma análise minuciosa do comportamento do líquido na peça.
Sem essa expertise, dados importantes podem ser perdidos e a acuidade do processo fica comprometida, bem como a segurança do processo produtivo como um todo.
Vale ressaltar também que as normas técnicas e de qualidade vigentes devem ser seguidas durante todo o teste.
Vantagens do Ensaio por Líquido Penetrante
Baixo custo
A realização do ensaio por líquido penetrante é simples e requer o uso de poucos equipamentos e materiais. Considerando os resultados oferecidos, o custo-benefício se torna muito atrativo
Sensibilidade
O método é capaz de detectar descontinuidades extremamente pequenas, muitas vezes invisíveis a olho nu
Rapidez
O processo de aplicação do líquido penetrante é rápido, permitindo que grandes quantidades de peças sejam testadas em um curto período de tempo, sem que nenhuma seja danificada
Flexibilidade
O método pode ser aplicado em vários tipos de materiais não porosos, incluindo metais, soldas, plásticos e cerâmicas.
Por que escolher a D&A Inspeções para a realização de ensaios não destrutivos por líquido penetrante?
A D&A Inspeções é sua melhor escolha na realização de ensaios não destrutivos, incluindo o ensaio por líquido penetrante.
Com tecnologia de ponta e os profissionais mais qualificados do mercado, oferecemos um serviço de excelência, com alto grau de acuidade e responsabilidade.
Somos comprometidos com a qualidade, ajudando você a encontrar as melhores soluções para um processo produtivo mais eficiente e seguro.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços. A equipe da D&A Inspeções está sempre disponível para atender você!
Regulamentação
No Brasil, a norma que regulamenta a realização de ensaios não destrutivos por líquido penetrante é a ABNT NBR 16450, também aplicável aos demais tipos de ensaios não destrutivos.
A norma define critérios para a avaliação da competência técnica dos profissionais que realizam os ensaios, bem como os requisitos de formação, treinamento e experiência necessários para a qualificação, visando garantir a qualidade e confiabilidade dos ensaios não destrutivos e a segurança das pessoas envolvidas no processo.