Ensaio por Ultrassom

D&A Serviços de Ensaio por Ultrassom

O ensaio por ultrassom é uma modalidade de ensaio não destrutivo indicada para medição de espessura, detecção e avaliação de defeitos e descontinuidades internas em peças, materiais e componentes.

Essa técnica é amplamente empregada em diversos setores industriais, visando sempre a qualidade e a segurança dos processos.
Utilizando ondas sonoras de alta frequência emitidas por um transdutor, o END por ultrassom indica a localização e dimensão das falhas, sem causar qualquer dano ao item ou impedir sua posterior utilização caso aprovado na análise.
Em termos de ensaios que analisam as partes internas de um item, o ensaio por ultrassom se destaca por ser muito seguro e ter custo benefício mais atrativo se comparado com outros métodos, como o ensaio por radiografia.

O ensaio por ultrassom pode ser aplicado a diversos materiais, como metais, plásticos, cerâmicas, entre outros, e deve sempre ser realizado por profissionais devidamente capacitados, que tenham o conhecimento necessário para interpretar os dados obtidos e, assim, detectar as falhas corretamente, agindo para prevenir danos mais graves ou extensos.

Problemas que podem ser detectados por meio do ensaio por ultrassom

por meio do ensaio por ultrassom é possível avaliar a qualidade das soldas, detectando problemas como inclusões, falta de fusão ou penetração inadequada, que comprometem sua integridade e estabilidade;
o ensaio por ultrassom também pode ser usado para identificar vazamentos, uma vez que pode detectar variações na espessura e indicar pontos nos quais a peça analisada foi corrompida;
o ultrassom também permite a localização de problemas de fabricação diversos, como inclusões de material estranho, bolhas, espaços vazios, segregações, entre outros que afetam diretamente a qualidade do produto final;
em componentes sujeitos a cargas cíclicas ou condições extremas de operação, as fadigas e trincas podem se apresentar como um grande problema. O END por ultrassom ajuda a identificá-las, permitindo que sejam tomadas ações corretivas ou preventivas, com o intuito de minimizar as consequências e os riscos;
outro defeito que pode ser detectado por meio deste método de END é a delaminação, que consiste na separação das camadas de um material composto, gerando redução da coesão e da integridade estrutural do componente, afetando sua capacidade de suportar cargas mecânicas;
por avaliar estruturas internas dos materiais analisados, o ensaio por ultrassom também permite identificar pontos de corrosão e erosão nas peças, processos degradativos que comprometem a integridade estrutural, a segurança e a vida útil de componentes e estruturas.

Como é realizado o ensaio por ultrassom

O ensaio por ultrassom se baseia na emissão e recepção de ondas sonoras de alta frequência, geralmente acima da faixa audível para os humanos (acima de 20 kHz).
Durante o processo, um transdutor é posicionado na peça ensaiada, emitindo um pulso ultrassônico que penetra na estrutura interna do objeto.

Ao encontrar um defeito ou descontinuidade – como trincas, inclusões, porosidade ou variações na espessura -, parte das ondas é refletida de volta ao transdutor e captada por um sensor que é acoplado ao equipamento.

A análise do tempo de ida e volta das ondas determina a localização e a natureza do defeito ou descontinuidade, permitindo a adoção de estratégias de reparo ou substituição, a depender da gravidade do que foi detectado.

O processo de ensaio não destrutivo por ultrassom envolve várias etapas. Primeiro, o material a ser inspecionado é preparado, removendo qualquer revestimento que possa interferir nas ondas ultrassônicas.

Em seguida, um acoplante, geralmente em gel ou óleo, é aplicado à superfície para garantir o bom contato entre o transdutor e o material, prezando a acuidade da análise. Durante o ensaio, o transdutor é posicionado e movido ao longo da superfície da peça, de maneira controlada.
As ondas refletidas são recebidas pelo mesmo transdutor e convertidas em sinais elétricos, que são processados pelo equipamento e interpretados pelos profissionais envolvidos.

Por esse motivo, é importante contar com técnicos capacitados para a realização do ensaio por ultrassom, para que os resultados sejam analisados de maneira cuidadosa e nenhum ponto de atenção seja negligenciado.

É importante ressaltar que a acuidade na inspeção é primordial para garantir a qualidade e segurança do processo produtivo, então toda responsabilidade é necessária para a realização de uma boa análise.

Regulamentação

Assim como no caso dos demais ensaios não destrutivos, a norma que regulamenta o ensaio não destrutivo por ultrassom é a ABNT NBR 16450.

A norma define critérios para a avaliação da competência técnica dos profissionais que realizam os ensaios, bem como os requisitos de formação, treinamento e experiência necessários para a qualificação, visando garantir a qualidade e confiabilidade dos ensaios não destrutivos e a segurança das pessoas envolvidas no processo.

Conte com a D&A Inspeções para a realização de ensaios por ultrassom

Com anos de experiência no ramo dos ensaios não destrutivos, a D&A Inspeções é especializada na realização dos ensaios por ultrassom.

Com o auxílio de instrumentos tecnológicos de última geração, nossos técnicos altamente qualificados são comprometidos com a segurança do processo produtivo, prestando análises completas e cuidadosas para sua empresa.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos serviços!

Fale agora com a nossa equipe e conheça mais sobre os nossos serviços