Ensaio Visual
D&A Serviços de Ensaio Visual
O ensaio visual – ou ensaio por inspeção visual – é uma técnica de ensaio não destrutivo que consiste na avaliação visual de uma peça ou estrutura por um profissional qualificado, com o objetivo de verificar a superfície e detectar defeitos ou descontinuidades na peça ou componente analisado.
A técnica é bastante versátil, podendo ser aplicada aos mais diversos tipos de materiais e contextos industriais.
Através do ensaio visual é possível identificar defeitos como trincas, corrosão, desgastes e outras irregularidades que podem comprometer o desempenho das estruturas e sua segurança.
Além do fator humano, para garantir ainda mais acuidade na inspeção por ensaio visual, ferramentas ópticas como lentes de aumento, câmeras e até mesmo drones podem ser utilizadas.
Por fornecer indicações imediatas da localização, dimensão e tipo de defeito, o ensaio visual também proporciona rapidez na análise, permitindo que seja possível agir rapidamente para prevenir danos e evitar acidentes, contribuindo para um ambiente mais seguro na sua indústria.
Problemas que podem ser identificados por meio de Ensaio Visual
Trincas
Grande preocupação no setor industrial, as trincas abalam a integridade estrutural de uma peça e podem causar acidentes se não corrigidas em tempo hábil;
Corrosões
Assim como as trincas, a corrosão é um problema para a estrutura de máquinas e equipamentos, comprometendo sua segurança e reduzindo consideravelmente sua vida útil;
Desgastes
Com o tempo, peças e componentes podem sofrer desgastes que, se não identificados e reparados a tempo, também podem causar danos mais severos e acidentes;
Rachaduras
Mais severas do que as trincas, as rachaduras também são motivo de preocupação e precisam ser identificadas com rapidez para que não comprometam a segurança de estruturas e equipamentos;
Deformações, amassamentos e desvios geométricos
Embora em um primeiro momento esses problemas possam parecer apenas estéticos, a depender do grau de deformação pode haver consequências funcionais, além da questão da padronização, que é comprometida quando há peças defeituosas;
Presença de umidade
Na maior parte dos casos, a umidade é um fator de grande preocupação, pois pode danificar peças e componentes, interferindo em sua integridade;
Problemas com soldas irregulares
E por último, mas não menos importante, outro defeito que o ensaio visual ajuda a identificar e prevenir são os problemas com soldas irregulares, que devem ser observados com atenção e corrigidos para que não haja danos estruturais mais severos.
Como é realizado o ensaio visual
O ensaio visual é realizado – como o próprio nome nos indica – pela observação de uma peça, material ou componente para identificação de defeitos que comprometam a sua utilização.
Este tipo de ensaio não destrutivo somente pode ser realizado por especialistas treinados, que consigam conduzir o processo com excelência e a menor taxa de erros possível.
A experiência dos inspetores é fundamental para uma análise mais assertiva e para a elaboração de um plano de reparo e contenção de danos eficaz.
Para auxiliar o trabalho dos técnicos em ensaio visual, instrumentos ópticos como lentes de aumento, lupas, microscópios e equipamentos de visão artificial também podem ser utilizados, revelando defeitos imperceptíveis a olho nu.
Outra ferramenta que tem ajudado na realização de ensaios visuais são os drones, que viabilizam a vista aérea de uma máquina e até mesmo de uma planta fabril de forma rápida, prática e muito eficiente, sendo utilizados especialmente em inspeções realizadas em espaços abertos.
A técnica do ensaio visual não exige nenhuma preparação prévia da peça ensaiada, mas algumas recomendações devem ser seguidas para um resultado preciso, como atenção à iluminação, que pode ser corrigida com o uso de instrumentos adequados.
Após a finalização do ensaio, os resultados devem ser documentados de acordo com as normas vigentes, em um relatório contendo todas as informações obtidas para que as ações de reparo e/ou substituição sejam postas em prática.
Vale ressaltar, ainda, que o ensaio visual pode ser utilizado individualmente ou em conjunto com outras técnicas de ensaio não destrutivo, proporcionando resultados ainda mais apurados.
No caso do uso conjunto, aplica-se primeiro o ensaio visual, que funciona como fator de exclusão. Se uma peça for reprovada durante a análise, não seguirá para as próximas etapas, o que promove uma economia de tempo e recursos financeiros.
Vantagens do Ensaio Visual
Rapidez
É possível dar andamento no ensaio visual sem parar a produção – ou promovendo pausas setorizadas – o que otimiza o processo e o tempo despendido para a ação
Baixo custo
A técnica da inspeção visual costuma ter custos menos elevados do que os demais métodos, o que a torna uma ótima escolha para a maioria das indústrias
Acessibilidade
Com o auxílio das ferramentas adequadas, o ensaio visual pode ser realizado em locais de difícil acesso, sem a necessidade de desmontagem de equipamentos
Segurança
Por não envolver a utilização de radiação, métodos invasivos ou equipamentos perigosos, o ensaio visual também está na lista dos mais seguros
Versatilidade
Pode ser aplicado a uma ampla gama de equipamentos, como tubulações, estruturas metálicas, dispositivos mecânicos, entre outros
Flexibilidade
É possível realizar o ensaio visual em diferentes etapas do processo de fabricação, assegurando um maior controle de qualidade em todos os momentos
Complementaridade
É possível combinar os ensaios não destrutivos com outros métodos de inspeção, aumentando sua precisão e eficiência
Ensaio visual é com a D&A Inspeções
Ao escolher a D&A Inspeções para realizar ensaio visual em sua indústria, você tem a certeza de estar escolhendo os melhores profissionais, com vasta experiência para proporcionar a segurança e a qualidade que sua empresa precisa.
Há mais de 8 anos atuamos com responsabilidade, buscando sempre as melhores técnicas e os métodos mais inovadores para a satisfação de nossos clientes.
Entre em contato com nossos especialistas e descubra por que escolher a D&A Inspeções!
Regulamentação
A norma que regulamenta a realização de ensaios visuais depende do tipo de produto e da aplicação para a qual está sendo utilizado.
Algumas normas que abrangem ensaios visuais incluem a ISO 3059 (Vistoria visual de superfícies de soldagem), a ASME Seção V (Ensaio Não Destrutivo) e a EN ISO 5817 (Classificação da qualidade das superfícies de soldagem).
A norma aplicável deve sempre ser consultada para garantir a conformidade do procedimento