Blog

ISO 17020: conheça a norma que rege as empresas de END

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
empresas de END

Os ensaios não destrutivos são uma eficiente forma de identificar defeitos e descontinuidades que podem comprometer um processo produtivo industrial. Por exigirem segurança e acuidade em sua realização, as empresas de END devem seguir cuidadosamente algumas regulamentações.

É o caso da  ISO 17020, norma que informa obrigações para a condução adequada de serviços de inspeção.

O não cumprimento das diretrizes estabelecidas pode tanto comprometer a segurança do ensaio quanto os resultados obtidos por meio dele.

Por isso, é importante contar com empresas de END que estejam de acordo com a regulamentação vigente e, a seguir, você pode conferir as principais informações sobre o assunto.

Acompanhe!  

Sobre a norma 

Como dissemos anteriormente, a ISO 17020 é responsável por regulamentar a atuação dos órgãos de inspeção, dentre eles, empresas especializadas em ensaios não destrutivos. 

A norma é internacional e abrange atividades realizadas nas áreas de materiais, produtos, instalações, plantas, processos, entre outros, sempre levando em conta a segurança e qualidade. 

As diretrizes do regulamento são subdivididas entre  requisitos – que são de caráter obrigatório – recomendações, permissões, possibilidades ou capacidades, de acordo com seu grau de relevância dentro do processo. 

Vale ressaltar que o não cumprimento da ISO 17020 pode acarretar sanções e também prejudicar a qualidade da análise. 

Requisitos gerais

São requisitos gerais da ISO 17020 os seguintes tópicos:

Análise de riscos

A atividade de inspeção e ensaios não destrutivos pode ter riscos iminentes e é preciso uma avaliação atenta para identificá-los e reduzi-los o máximo possível.

Também é importante definir as responsabilidades dentro desse cenário de risco, e quais providências devem ser tomadas caso algo fora da normalidade aconteça.

Estrutura adequada

O organismo de inspeção deve ter estrutura e capacidade de ação compatíveis com o serviço para o qual foi designado. 

Isso também diz respeito à observância das normas vigentes, com atenção especial a mudanças que podem ocorrer na legislação que regulamenta a atividade.

Pessoal capacitado

Bem como estrutura e materiais adequados, a regra exige somente profissionais capacitados realizem serviços de inspeção e END.

Os requisitos de competência dizem respeito a conhecimentos teóricos e também práticos – como processos, normas, códigos, materiais, falhas, tecnologias, entre outros.

Pessoal capacitado

Isso inclui também a capacidade de implementar procedimentos técnicos e administrativos adequados sempre que necessário. 

Além de assegurar o correto andamento das atividades, uma equipe competente e capacitada ainda ajuda a promover a segurança na operação, evitando acidentes e imprevistos que coloquem em risco a saúde e integridade física dos envolvidos.

Proteção e segurança

Outro requisito exigido pela ISO 17020 é o uso de equipamento adequado para a realização das atividades de inspeção, como EPIs (equipamentos de proteção individual), andaimes, escadas, entre outros. 

Também é importante ter atenção às condições ambientais e, caso haja algum impeditivo, fazer a documentação necessária, registrando as ações tomadas.

Calibragem

Todos os instrumentos utilizados na inspeção ou ensaio devem estar devidamente calibrados, visando evitar erros que inviabilizem seu uso ou comprometam a acuidade da análise.

Calibragem

A calibragem pode tanto ser interna – feita pela própria empresa – quanto externa – em laboratórios acreditados – desde que os responsáveis sigam as normas vigentes.

Imparcialidade

A atuação das empresas de END deve ser imparcial.

Logo, caso haja algum conflito de interesse ou vínculo que possa comprometer esse requisito, é necessário documentá-lo. 

A depender do grau de comprometimento, é importante também reavaliar a atuação da empresa no projeto em questão, sempre visando a transparência da análise. 

Conte com uma empresa de confiança para a realização de END

Além dos requisitos citados acima, existem muitos outros pormenores nas regulamentações dos ensaios não destrutivos e inspeções que devem ser cuidadosamente observados para a realização do procedimento. 

Por esse motivo, é de extrema importância contar com uma empresa que aplique as normas corretamente e, assim, garanta a segurança e a exatidão na análise.

É o caso da D&A Inspeções – companhia especializada em END, inspeções de fabricação e diligenciamento. 

Contamos com todas as condições necessárias para garantir o melhor serviço aos nossos clientes, com equipe altamente capacitada, equipamentos modernos e totalmente seguros. 

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos serviços. Estamos sempre preparados para atender a sua empresa e aprimorar seu processo produtivo!

Você também pode gostar

Teste de Estanqueidade: o que é e quais são os tipos?

Você já parou para pensar na importância de garantir a segurança e a eficiência operacional…

Integridade Estrutural: Por que sua empresa deve estar de acordo?

Você sabe a importância de fazer o monitoramento da integridade estrutural da sua empresa?  …

Gestão de NR13, o que é? E qual a sua importância?

A Norma Regulamentadora 13 (NR13), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, estabelece…