Blog

Como aumentar a segurança em processos industriais?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Segurança em processos industriais

A segurança em processos industriais é uma questão crítica e de extrema importância.

Devido ao ambiente composto por maquinário pesado, produtos químicos, operações em altas temperaturas, etc, é necessário atenção para não colocar em risco a saúde e integridade física dos colaboradores. 

Isso sem falar nos impactos ambientais negativos que uma atividade industrial não segura pode acarretar, como incêndios, vazamentos e contaminações que prejudicam a todos. 

Para minimizar os riscos, é necessário adotar medidas rigorosas de segurança. Isso envolve procedimentos adequados, como boas práticas e a realização de inspeções regulares para detectar e corrigir problemas antes que seja tarde. 

Neste artigo, você pode conferir informações e dicas valiosas sobre como aumentar a segurança em processos industriais, com insights sobre as melhores práticas para um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Acompanhe!

Diligenciamento

Diferente do que se pode imaginar, o cuidado com a segurança em processos industriais inicia-se antes mesmo da produção, com a escolha adequada dos fornecedores. 

Isso porque é necessário garantir que todos os envolvidos no processo contem com um histórico de segurança e qualidade.

E esse é o objetivo do diligenciamento: supervisionar os fornecedores para certificar-se que cumprem as normas e regulamentações aplicáveis.

O serviço de diligenciamento pode incluir: 

  • Visitas ao local de fabricação;
  • Revisão de documentos e certificações; 
  • Avaliação da capacidade do fornecedor para atender às necessidades de produção;
  • Capacidade financeira do fornecedor para cumprir as obrigações contratuais.

Além dessas ações, também é possível realizar inspeções de fabricação durante o diligenciamento.

O objetivo é assegurar que as instalações e os processos de produção atendam às normas de qualidade e segurança exigidas.

Falaremos mais sobre o serviço no tópico a seguir. 

Inspeções 

Inspeções regulares são essenciais para garantir que os processos de fabricação funcionem de forma segura e eficiente. 

O plano de inspeções varia de acordo com cada setor, mas o importante é que haja o cumprimento da uma periodicidade.

Por meio da inspeção, é possível garantir que os produtos fabricados atendam às especificações e requisitos de qualidade definidos, minimizando o risco de falhas do produto, acidentes, lesões e outros problemas. 

O serviço envolve uma avaliação cuidadosa dos processos de produção, com testes para verificar a conformidade e segurança do produto analisado. 

A inspeção também ajuda a monitorar o cumprimento de regulamentos ambientais, de saúde e segurança do trabalho.

Existem diferentes tipos de inspeções, e cada um deles destina-se a uma etapa da produção e visa encontrar um tipo de problema. 

Na inspeção de materiais – ou matérias-primas – os insumos utilizados na fabricação têm sua qualidade avaliada. 

A etapa pode envolver a realização de testes de laboratório para avaliar a composição química e propriedades mecânicas dos materiais.

Durante a inspeção do processo de fabricação, avaliamos a qualidade do trabalho para identificar as melhorias que podem ser realizadas para aumentar a eficiência e segurança do processo. 

Por fim, há também a inspeção de produtos acabados, que avalia o produto final para garantir sua qualidade. 

Nesta etapa, também podemos realizar testes para avaliar a resistência, durabilidade e segurança dos produtos.

Ensaios não destrutivos

Embora os ensaios não destrutivos (END) possam ser considerados um tipo de inspeção, é preciso dedicar um espaço especial para falar sobre eles. Isso se deve à sua importância para a segurança em processos industriais. 

Os END são uma técnica para avaliar a integridade e a qualidade de componentes, equipamentos e estruturas industriais, sem comprometer sua utilização.

Esses ensaios permitem detectar falhas, defeitos e descontinuidades, antes que possam levar a acidentes ou falhas no processo industrial.

Ensaio por ultrassom

Diversos setores industriais se beneficiam da realização dos END, incluindo a indústria aeronáutica, da construção civil, automotiva, petroquímica, nuclear, entre outras. 

A realização dos ensaios não destrutivos varia de acordo com o setor, necessidades e material analisado. Em todos os casos, um profissional qualificado e treinado deve ser responsável pelo procedimento, que pode incluir a utilização de técnicas como:

  • Ensaio por inspeção visual – ideal para checagem de defeitos e descontinuidades superficiais e/ou avaliação do acabamento e formato da peça analisada; 
  • Ensaio por líquido penetrante – utilizado para encontrar descontinuidades superficiais em materiais sem porosidade, como polímeros, metais e cerâmicas;
  • Ensaio por partículas magnéticas – aplicado a materiais ferromagnéticos (ferro, cobalto, alguns tipos de aço) para encontrar defeitos superficiais;
  • Ensaio por ultrassom – ideal para análises da parte interna de uma peça, sem interferir em sua integridade. Pode ser aplicado a materiais ferrosos e não ferrosos, soldas, concreto, etc. 

Invista em qualificação e treinamento

Por fim, além de processos cujo foco é prevenir acidentes e falhas, para aumentar a segurança no ambiente industrial, é necessário investir também nos colaboradores. 

Por meio de qualificações e treinamentos, é possível conscientizá-los sobre boas práticas e operação segura, garantindo que todos estejam cientes dos riscos associados aos processos industriais e saibam como trabalhar de forma segura e eficiente.

Os treinamentos podem ser relacionados à segurança de máquinas, primeiros socorros, manuseio de produtos químicos, entre outros programas relevantes, de acordo com a realidade da sua indústria. 

Dessa forma, os colaboradores estarão mais preparados para lidar com situações de emergência e contribuirão para um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

Conte com a D&A Inspeções para aumentar a segurança do seu processo produtivo

Fundada por engenheiros e técnicos especialistas na área de END e soldagem, a D&A Inspeções sabe o quão importante é investir na segurança na indústria.

Por isso, contamos com serviços de inspeção de fabricação, diligenciamento e ensaios não destrutivos, todos realizados por profissionais gabaritados.

D&A Inspeções

Além de equipe qualificada, investimos em tecnologia, inovação e conhecimento, prestando serviços com alto padrão de qualidade para os mais diversos setores industriais. 

Saiba mais entrando em contato com nossos especialistas e conte com a D&A Inspeções para aumentar a segurança do seu processo produtivo. 

 

Você também pode gostar

Teste de Estanqueidade: o que é e quais são os tipos?

Você já parou para pensar na importância de garantir a segurança e a eficiência operacional…

Integridade Estrutural: Por que sua empresa deve estar de acordo?

Você sabe a importância de fazer o monitoramento da integridade estrutural da sua empresa?  …

Gestão de NR13, o que é? E qual a sua importância?

A Norma Regulamentadora 13 (NR13), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, estabelece…