Blog

Inspeção de fabricação e diligenciamento: por que investir?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Inspeção de fabricação e diligenciamento

Quando falamos de processos industriais, sabemos que garantir a qualidade e a consistência na entrega são fatores de suma importância. Por isso, investir na inspeção de fabricação e diligenciamento é altamente recomendável. 

Tratam-se de ações que ocorrem ainda dentro da etapa produtiva, com o objetivo de garantir que o produto final esteja de acordo com as especificações técnicas e contratuais.

Os serviços de inspeção de fabricação e diligenciamento também ajudam a assegurar o cumprimento de códigos internacionais e normas aplicáveis. Assim, o processo produtivo pode estar de acordo com a legislação vigente para cada setor.

Embora sejam distintos entre si, a inspeção e o diligenciamento são complementares, promovendo a qualidade da produção e a segurança dos trabalhadores.

Confira, a seguir, mais sobre o assunto!

Inspeção de fabricação

Realizamos a inspeção de fabricação para garantir que os produtos fabricados atendam às especificações e requisitos de qualidade definidos, seja em nível contratual ou normativo

O processo envolve uma avaliação minuciosa dos processos de produção, desde a seleção de matérias-primas até a montagem final do produto.

Inspeção de fabricação

Durante a inspeção de fabricação, os inspetores realizam testes e avaliações para verificar se o produto está em conformidade com as normas de segurança e qualidade exigidas.

É o caso, por exemplo, dos ensaios não destrutivos, que avaliam a integridade e o funcionamento de uma peça sem interferir em sua integridade e funcionamento.

Além disso, a inspeção de fabricação pode ser usada para monitorar a conformidade com os regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho.

Os resultados  são registrados em relatórios e podem ser usados para informar ações corretivas para melhorar a qualidade do produto e os processos de produção.

Especialistas internos da empresa podem realizar a inspeção de fabricação, mas o mais comum e recomendado é a contratação de uma empresa externa. Isso ajuda a garantir a qualidade, imparcialidade e acuidade da análise.

Quando realizar inspeção de fabricação?

É possível realizar a inspeção de fabricação em vários momentos durante o processo de produção, com obrigatoriedade variável de acordo com o setor, como o industrial, alimentício, construção civil, entre outros.

O processo de inspeção é regulamentado pela ISO 17020 e seu não cumprimento pode acarretar – além de riscos – sanções administrativas e até mesmo legais.

Pode-se realizar a inspeção de fabricação nos seguintes momentos:

  • Inspeção de matéria-prima: realizada antes do início do processo de produção, visando garantir que os materiais recebidos atendam às especificações de qualidade exigidas;
  • Inspeção durante a produção: visa monitorar a qualidade do produto e identificar problemas precocemente, para a correção ocorra antes de tenham maiores consequências;
  • Inspeção final do produto: realizada após a fabricação, antes do envio ao cliente ou da colocação à venda no mercado. Tem como objetivo garantir que o produto esteja em conformidade com as especificações de qualidade exigidas;
  • Inspeção aleatória: feita em momentos não programados, para identificar problemas e oportunidades de melhoria em diferentes áreas do processo de produção. Sua periodicidade pode variar de acordo com o setor;
  • Inspeção de acompanhamento: realizada para verificar se as ações corretivas implementadas após a identificação de problemas foram eficazes. 

Diligenciamento 

O diligenciamento é um processo de verificação e acompanhamento de fornecedores para garantir o cumprimento das especificações e requisitos estabelecidos no momento da contratação.

Essa espécie de supervisão de fornecedores visa assegurar os requisitos de qualidade, prazo e custo exigidos pela empresa contratante, visando manter a qualidade e a consistência de seu processo produtivo. 

Logo, durante o processo de diligenciamento, a empresa contratante pode avaliar a capacidade do fornecedor em atender às suas necessidades de produção, sua experiência anterior e sua capacidade financeira para cumprir as obrigações contratuais.

Também é possível incluir a realização de inspeções – como disposto no item acima – para garantir que as instalações e os processos de produção atendam às normas de qualidade e segurança exigidas.

Diligenciamento

Assim como no caso das inspeções, especialistas internos da empresa ou auditores externos contratados podem realizar o diligenciamento, sendo a segunda opção mais comum e segura.

Os responsáveis registram os resultados da análise em relatórios, utilizados no processo de gestão e seleção de fornecedores

Quando realizar diligenciamento?

O diligenciamento de fornecedores pode ser realizado em diferentes momentos, dependendo da natureza do contrato e do risco envolvido. 

Aqui estão alguns exemplos de quando o diligenciamento pode ser feito:

  • Na escolha dos fornecedores: o diligenciamento pode ser realizado antes mesmo da assinatura do contrato, visando avaliar a capacidade de determinado fornecedor de atender às necessidades de produção da empresa contratante. Os aspectos analisados nesta etapa incluem a avaliação da experiência, capacidade financeira e processos de produção;
  • Durante a execução do contrato: realiza-se o diligenciamento durante a execução do contrato para garantir que o fornecedor esteja cumprindo as especificações e requisitos estabelecidos em contrato. Isso pode incluir a realização de inspeções de fábrica, revisões de documentos e comunicação com o fornecedor;
  • Após o término do contrato: após o término do contrato, o diligenciamento tem como objetivo avaliar o desempenho do fornecedor. A  ideia é  identificar áreas de melhoria para futuros contratos, funcionando como um guia para melhorias contínuas;
  • Em momentos de mudança: por fim, também deve-se realizar o diligenciamento em momentos de mudança – de fornecedor ou produto -, sempre com o intuito de garantir a atenção aos requisitos de qualidade e segurança.

Conte com os serviços de inspeção de fabricação e diligenciamento da D&A Inspeções

Para manter os projetos de sua indústria dentro do prazo e com qualidade garantida, conte com os serviços de inspeção e diligenciamento da D&A Inspeções. 

Nossos especialistas têm expertise para prestar serviços em diversos segmentos industriais, como petroquímico, siderúrgico, mineração, metalurgia, entre outros, com seriedade e responsabilidade.

Com isso, a D&A Inspeções vem se consolidando entre uma das principais fornecedoras de mão de obra especializada em todo sudeste do Brasil, e está preparada para atender você. 

Entre em contato e saiba mais!

Você também pode gostar

Teste de Estanqueidade: o que é e quais são os tipos?

Você já parou para pensar na importância de garantir a segurança e a eficiência operacional…

Integridade Estrutural: Por que sua empresa deve estar de acordo?

Você sabe a importância de fazer o monitoramento da integridade estrutural da sua empresa?  …

Gestão de NR13, o que é? E qual a sua importância?

A Norma Regulamentadora 13 (NR13), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, estabelece…